quinta-feira, 26 de junho de 2008

A MAIS BELA FLOR





"Você pode se lamentar muitas vezes por ter pronunciado uma palavra indelicada, mas nunca por ter pronunciado uma palavra bondosa."

Bert Estabrook


O bosque estava quase deserto quando o homem sentou-se para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Estava desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois o mundo estava tentando afundá-lo. E como se já não tivesse razões suficientes para arruinar o seu dia, um garoto chegou, ofegante, cansado de brincar. Parou na sua frente, de cabeça baixa e disse, cheio de alegria: - Veja o que encontrei! O homem olhou desanimado e percebeu que na sua mão havia uma flor. Que visão lamentável! Pensou consigo mesmo. A flor tinha as pétalas caídas, folhas murchas, e certamente nenhum perfume. Querendo ver-se livre do garoto e de sua flor, o homem desiludido fingiu pálido sorriso e se virou para o outro lado. Mas ao invés de recuar, o garoto sentou-se ao seu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa: - O cheiro é ótimo, e é bonita também... - Por isso a peguei. Tome! É sua. A flor estava morta ou morrendo, nada de cores vibrantes como laranja, amarelo ou vermelho, mas ele sabia que tinha que pegá-la, ou o menino jamais sairia dali. Então estendeu a mão para pegá-la e disse, um tanto contrafeito: - Era o que eu precisava. Mas, ao invés de colocá-la na mão do homem, ele a segurou no ar, sem qualquer razão. E naquela hora o homem notou, pela primeira vez, que o garoto era cego e que não podia ver o que tinha nas mãos. A voz lhe sumiu na garganta por alguns instantes... Lágrimas quentes rolaram do seu rosto enquanto ele agradecia, emocionado, por receber a melhor flor daquele jardim. O garoto saiu saltitando, feliz, cheirando outra flor que tinha na mão, e sumiu no amplo jardim, em meio ao arvoredo. Certamente iria consolar outros corações, que embora tenham a visão física, estão cegos para os verdadeiros valores da vida. Agora o homem já não se sentia mais desanimado e os pensamentos lhe passavam na mente com serenidade. Perguntava-se a si mesmo como é que aquele garoto cego poderia ter percebido sua tristeza a ponto de aproximar-se com uma flor para lhe oferecer. Concluiu que talvez a sua auto-piedade o tivesse impedido de ver a natureza que cantava ao seu redor, dando notícias de esperança e paz, alegria e perfume... E como as Leis da Vida são misericordiosas, permitiram que um garoto privado da visão física o despertasse daquele estado depressivo. E o homem, finalmente, conseguira ver, através dos olhos de uma criança cega, que o problema não era o mundo, mas ele mesmo. E ainda mergulhado em profundas reflexões, levou aquela feia flor ao nariz e sentiu a fragrância de uma rosa.

........................................

Verdadeiramente cego é todo aquele que não quer ver a realidade que o cerca. Tantas vezes, pessoas que não percebem o mundo com os olhos físicos, penetram as maravilhas que os rodeiam e se extasiam com tanta beleza. Talvez tenha sido por essa razão que um pensador afirmou que "o essencial é invisível aos olhos."
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em mensagem volante, sem menção ao autor.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia.Que belíssima mensagem, nos propôe a valorizarmos mais a vida e enxergamos beleza nela.
Te desejo um ótimo fim de semana.
Abraços.

Sahmany - Sandra Mara disse...

Caramba que mensagem linda.
Beijos e bom fds

Nando Damázio disse...

Reconfortante a mensagem ..
Realmente, sensibilidade faz a pessoa enxergar mais do que os olhos !!

Anônimo disse...

Olá.Vim te desejar uma ótima semana.
Abraços:O)

Tânia Defensora disse...

Oi Fê!
Quantos de nós temos olhos perfeitos e não conseguimos enxergar hein?

Unknown disse...

É, Maria Fernanda, e o pior é que o problema é sempre interno, dificil é descobrir, fácil colocar a culpa em tudo e em todos...
Ótima semana, paz e alegrias, beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Concordo com a Jeanne. Às vezes o problema está dentro de nós e ai fica tudo mais difícil de resolver. Esta frase é super certä: "o essencial é invisível aos olhos."

Boa semana

Bjos

Flavia

|Renata_Emy| disse...

Fernandaaa,

Tem meme p/ vc em meu blog.

Passa lá!

Bjoo

Anônimo disse...

Oi Maria Fernanda, tudo bem? Bela mensagem. Que cada um de nós possa cultivar a esperança, a beleza a paz, o amor, a alegria e irradiar para todos, principalmente para os cegos para as coisas da vida. Afinal quem as vezes não precisa de uma flor... que sejamos as mãos que ofertam. Se cuida. Tenha uma excelente semana. Fique com Deus. Beijão no coração