quinta-feira, 26 de junho de 2008

A MAIS BELA FLOR





"Você pode se lamentar muitas vezes por ter pronunciado uma palavra indelicada, mas nunca por ter pronunciado uma palavra bondosa."

Bert Estabrook


O bosque estava quase deserto quando o homem sentou-se para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Estava desiludido da vida, com boas razões para chorar, pois o mundo estava tentando afundá-lo. E como se já não tivesse razões suficientes para arruinar o seu dia, um garoto chegou, ofegante, cansado de brincar. Parou na sua frente, de cabeça baixa e disse, cheio de alegria: - Veja o que encontrei! O homem olhou desanimado e percebeu que na sua mão havia uma flor. Que visão lamentável! Pensou consigo mesmo. A flor tinha as pétalas caídas, folhas murchas, e certamente nenhum perfume. Querendo ver-se livre do garoto e de sua flor, o homem desiludido fingiu pálido sorriso e se virou para o outro lado. Mas ao invés de recuar, o garoto sentou-se ao seu lado, levou a flor ao nariz e declarou com estranha surpresa: - O cheiro é ótimo, e é bonita também... - Por isso a peguei. Tome! É sua. A flor estava morta ou morrendo, nada de cores vibrantes como laranja, amarelo ou vermelho, mas ele sabia que tinha que pegá-la, ou o menino jamais sairia dali. Então estendeu a mão para pegá-la e disse, um tanto contrafeito: - Era o que eu precisava. Mas, ao invés de colocá-la na mão do homem, ele a segurou no ar, sem qualquer razão. E naquela hora o homem notou, pela primeira vez, que o garoto era cego e que não podia ver o que tinha nas mãos. A voz lhe sumiu na garganta por alguns instantes... Lágrimas quentes rolaram do seu rosto enquanto ele agradecia, emocionado, por receber a melhor flor daquele jardim. O garoto saiu saltitando, feliz, cheirando outra flor que tinha na mão, e sumiu no amplo jardim, em meio ao arvoredo. Certamente iria consolar outros corações, que embora tenham a visão física, estão cegos para os verdadeiros valores da vida. Agora o homem já não se sentia mais desanimado e os pensamentos lhe passavam na mente com serenidade. Perguntava-se a si mesmo como é que aquele garoto cego poderia ter percebido sua tristeza a ponto de aproximar-se com uma flor para lhe oferecer. Concluiu que talvez a sua auto-piedade o tivesse impedido de ver a natureza que cantava ao seu redor, dando notícias de esperança e paz, alegria e perfume... E como as Leis da Vida são misericordiosas, permitiram que um garoto privado da visão física o despertasse daquele estado depressivo. E o homem, finalmente, conseguira ver, através dos olhos de uma criança cega, que o problema não era o mundo, mas ele mesmo. E ainda mergulhado em profundas reflexões, levou aquela feia flor ao nariz e sentiu a fragrância de uma rosa.

........................................

Verdadeiramente cego é todo aquele que não quer ver a realidade que o cerca. Tantas vezes, pessoas que não percebem o mundo com os olhos físicos, penetram as maravilhas que os rodeiam e se extasiam com tanta beleza. Talvez tenha sido por essa razão que um pensador afirmou que "o essencial é invisível aos olhos."
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em mensagem volante, sem menção ao autor.

terça-feira, 24 de junho de 2008

A CORAGEM



A coragem de ser honesto com nós mesmo é uma qualidade que podemos
cultivar para ajudar o nosso crescimento espiritual. È preciso um
compromisso honesto para admitir que alguém que amamos tem um
problema de difícil convível,que o relacionamento e muitas outras
coisas estão além do nosso controle, que há uma fonte de ajuda maior
do quae nós mesmos, e que precisamos dos cuidados desse Poder
Superior.
a honestidade nos permite olhar para nós mesmos,compartilhar nossas
descobertas com Deus e com outras pessoas, admitir que precisamos de
ajuda espiritual para melhorar, e nos libertar, fazendo reparações
pelos erros do passado.
precisamos ser sinceros com nós mesmosà medida que continuamos a
analisar nossas atitudes e ações de cada dia. Isso nos permite ser
humildes o suficiente para estender a mão para outras pessoas,como
iguais, e continuar a crescer em todas os setores da nossa vida.
Onde encontramos a coragem para ser tão honesto com nós mesmos? A
coragem para modificar as coisas que podemos é encontrada no nosso
relacionamento contínuo com um Poder maior do que nós.

PARA PENSAR HOJE
Sei que a honestidade é parte essencial dos Doze Passos. Hoje estou
disosto a ser mais honesto comigo mesmo.
" Como pode haver dignidade, se não houve honestidade?"
Marco Tulio Cícero


segunda-feira, 23 de junho de 2008

POR QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA AINDA TIRA "NOTA VERMELHA"?




Dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quarta-feira (11) apontam que a educação brasileira, apesar de avanços no ensino fundamental, ainda tira "nota vermelha". Em nenhuma das etapas de ensino analisadas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), as médias foram maiores que cinco, mínimo exigido a um aluno de educação básica na rede pública para passar de ano.


Por que a educação brasileira ainda tira "nota vermelha"? Dê a sua opinião.


domingo, 22 de junho de 2008

Obediência e Educação



Enumeremos alguns símbolos extremamente simples da natureza, mas profundamente reais para nos auxiliarem o raciocínio na escola da experiência. A semente que se resigna à solidão, no claustro da terra, é aquela que germina para enriquecimento do campo; e a que não passa por semelhante processo renovador, de modo geral, se encaminha para os misteres do adubo. A planta que resiste à tempestade, adaptando-se construtivamente ao clima em que foi situada, é a que se esmalta de utilidades e flores, frutos e ninhos, na sustentação das criaturas; aquela, porém, que não tolera as vicissitudes do tempo, desce à própria desagregação, antes de haver cumprido a tarefa para que fora indicada. E assim ser-nos-á possível prosseguir lembrando no educandário da vida: solo que agüenta arado e trator, enxada e pisoteio é o que produz em consonância com as necessidades da multidão; pedra que escora o edifício é a que obedece aos projetos do construtor; fio que comunica a força elétrica para benefício do reconforto é aquele que permanece no esquema de serviço em que foi colocado; violino que irradia a bênção da música será sempre aquele que demonstra firmeza na função a que foi chamado, sem se sobrepor aos planos do artista. Acontece o mesmo, no reino do Espírito. Reconhecemos que não será justo comparar o homem a objetos e seres considerados de condição inferior. O homem é a inteligência que já chegou à Razão e, por isso, é ele o mordomo responsável da vida, mas se não obedece, voluntariamente, em favor do bem de todos, conscientizando as próprias atitudes e aceitando os deveres que se lhe atribuem, ainda mesmo com sacrifício pessoal, a felicidade do Mundo vai se tornando cada vez mais distante e o aprimoramento individual cada vez menos possível.


Emmanuel - Francisco Cândido Xavier - Livro Inspiração

sábado, 21 de junho de 2008

FESTAS JUNINAS





É assim que chamamos no Brasil as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). A influência portuguesa em nossa cultura, provavelmente é a razão pela qual comemoramos as datas desses Santos católicos. Porém, tal comemoração também deve ter sido influenciada por antigos povos como os celtas, os grego- romanos que praticavam rituais com fogueiras e festejos para homenagear os deuses da colheita, já que a época de junho nos países do hemisfério norte é o início do verão, época propícia para o plantio. Esse mês é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dança. Costumamos montar um arraial, que é uma aldeia (temporária, pois só existe durante as comemorações), com barracas de comidas típicas do nosso país, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão. Arraial que se preze tem fogueira, bandeirinhas para decoração, quadrilhas, baião, forró, e gente vestida de caipira (um jeito estilizado de mostrar o homem da roça) , casamento na roça e mais. Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado) e com a festa em si. As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. Tais comemorações sofreram muitas adaptações desde o seu início no nosso país. As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura. Nessas festas temos a influência de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas. É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições. As comemorações apresentam diversas características de acordo coma região do país. Os Santos Padroeiros das festas: Santo Antônio- conhecido como santo casamenteiro, santo que protege e preserva o amor e também um santo que encontra coisas. Geralmente na véspera da festa desse Santo, as pessoas interessadas em casar, arrumar um amor ou preservar o seu , costumam fazer simpatias par ao santo. Santo Antônio foi um religioso português que nasceu em 1195 em Lisboa. Morreu jovem ainda , com apenas 36 anos em Pádua, na Itália. São João- um dos santos mais populares. Considerado santo protetor das mulheres grávidas. Segundo a Bíblia, João era primo em segundo grau de Jesus, pois Isabel era prima de Maria. João batista batizou Jesus nas águas do rio Jordão, rio que hoje faz a fronteira entre Israel e a Jordânia e entre esta e a Cisjordânia. Segundo a lenda( não baseada na bíblia): Isabel, mãe de São João era prima da Virgem Maria. São João não havia nascido ainda, mas era esperado. Isabel prometeu à Virgem avisá-la logo que criança nascesse. As duas casas não eram muito distantes, de modo que de uma se avistava a outra, com um pouco de esforço. Numa noite bonita, de céu estrelado, São João nasceu. Para avisar a Virgem, Isabel mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado. A Virgem Maria correu logo a visitar a prima. Levou-lhe de presente uma capelinha, um feixe de folhas secas e folhas perfumadas para a caminha do recém –nascido”. João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, um profeta de grande popularidade. Fez severas críticas à família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia, pois o rei era amante da sua cunhada, Herodíades. Segundo o evangelho de São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que se encontrava preso. O “presente” foi trazido em uma bandeja de prata. A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada cordeiro de Deus. Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz. São Pedro- foi pescador e apostolo de Jesus. É conhecido como santo dos pescadores, guardião das chuvas e “porteiro do céu”. Depois da morte de Jesus, Pedro viveu muitos anos pregando a palavra de Deus. É considerado o fundador da Igreja Católica. As fogueiras fazem parte da tradição das festas juninas. O fogo é tido como símbolo de purificação desde a antigüidade. Cada festa porém, tem a sua fogueira especial. Na festa de Santo Antônio a fogueira deve ter uma base quadrada , é também conhecida como chiqueirinho. Na festa de São João a fogueira deve ter uma base redonda, fazendo a fogueira ser cônica, em formato de pirâmide. A fogueira da festa de São Pedro deve ter a base triangular e deve ser triangular.


Christiane Angelotti

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Meme

Quem me repassou foi a Tânia do taniadefensora.blogspot.com

Quatro empregos que eu já tive: Promotora de Vendas da Demillus e Philips,Vendedora da Bumerang, Telemarketing da Toyota, Animadora de festas infantis.
Quatro filmes que eu assisto sempre que passam:Ghost, uma noite de verão, lagoa azul, Romeu e Julieta.
Quatro lugares que eu já morei: Petropolis (RJ), Jundiaí (SP), Salvador (BA), hoje Várzea Grande (MT).
Quatro programas de TV que eu gosto: Desenhos, Novelas, Toma Lá Dá Cá, Jornal.
pessoas que me mandam e-mail regularmente: Maria Alice, Renata Emy, Dirce, Tânia.
coisa que você faz todo dia sem falta: Respirar, Beber água, Comer, Fazer pipi.
Quatro comidas favoritas: Carne com banana verde, sopa, ovo frito, macarrão.
Quatro lugares onde eu gostaria de estar: Na minha cama dormindo, na Chapada, em Petropolis, Jundiaí, na casa da minha irmã Catarina em Curitiba.

Quatro pessoas que eu desafio:

Muito obrigada querida TÂnia.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Autoridade X Responsabilidade


Quanto pesa a responsabilidade de um cargo? Observa-se que muitos perseguem nomeações para cargos e disputam, com ardor, lugares que lhes conferirão autoridade sobre outros. Contudo, quando assumem postos de comando esquecem-se dos objetivos reais para os quais foram ali colocados, passando a agir em seu próprio favor. Tal posição nos recorda a história de um homem que foi nomeado mandarim, uma espécie de conselheiro na China. Envaidecido com a nova posição, pensou em mandar confeccionar roupas novas. Seria um grande homem, agora. Importante. Um amigo lhe recomendou que buscasse um velho sábio, um alfaiate especial que sabia dar a cada cliente o corte perfeito. Depois de cuidadosamente anotar todas as medidas do novo mandarim, o alfaiate lhe perguntou há quanto tempo ele era mandarim. A informação era importante para que ele pudesse dar o talhe perfeito à roupa. Ora, perguntou o cliente, o que isso tem a ver com a medida do meu manto? Paciente, o alfaiate explicou: "a informação é preciosa. É que um mandarim recém-nomeado fica tão deslumbrado com o cargo que anda com o nariz erguido, a cabeça levantada. Nesse caso, preciso fazer a parte da frente maior que a de trás. Depois de alguns anos, está ocupado com seu trabalho e os transtornos advindos de sua experiência. Torna-se sensato e olha para diante para ver o que vem em sua direção e o que precisa ser feito em seguida. Para esse costuro um manto de modo que fiquem igualadas as partes da frente e a de trás. Mais tarde, sob o peso dos anos, o corpo está curvado pela idade e pelos trabalhos exaustivos, sem falar na humildade que adquiriu pela vida de esforços. É o momento de eu fazer o manto com a parte de trás mais longa. Portanto, preciso saber há quanto tempo o senhor está no cargo para que a roupa lhe assente perfeitamente." O homem saiu da loja pensando muito mais nos motivos que levaram seu amigo a lhe indicar aquele sábio alfaiate, e menos no manto que viera encomendar.
........................................
Cargos e funções, são sempre responsabilidades que nos são oferecidas pela divindade para nosso progresso. Não há motivo para vaidade, acreditando-se superior ou melhor que os outros. Quando Pilatos assegurou a Jesus que tinha o poder de vida e morte, e que em suas mãos estava o destino de suas horas seguintes, o Mestre alertou-o dizendo: "Procurador, a autoridade de que desfrutas não é tua; foi-te concedida e poderá ser-te retirada." De fato isso veio a acontecer. Apenas poucos anos após a morte de Jesus, o poder de Roma retirou do procurador da Judéia, Pôncio Pilatos, toda a autoridade. Ele perdeu o cargo, o prestígio, e tudo que acreditava fosse eterno em suas mãos.
........................................
Toda autoridade deve se centralizar no amor e na vida exemplar, a fim de se fazer real. A autoridade de que nos vejamos investidos deve ser exercida sem jamais ferir a justiça. No desempenho dos nossos deveres, recordemos que só uma autoridade é soberana: aquela que procede de Deus, por ser a única legítima.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base na Revista Brasil Rotário - julho de 1998, nº 913).

sábado, 14 de junho de 2008

Ser Feliz é Uma Decisão





"É melhor acender uma vela que amaldiçoar a escuridão."
Confúcio



Uma senhora de 92 anos, delicada, bem vestida, com o cabelo bem penteado e um semblante calmo, precisou se mudar para uma casa de repouso. Seu marido havia falecido recentemente e a mudança se fez necessária, pois ela era deficiente visual e não havia quem pudesse ampará-la em seu lar. Uma neta dedicada a acompanhou. Após algum tempo aguardando pacientemente na sala de espera, a enfermeira veio avisá-las que o quarto estava pronto. Enquanto caminhavam, lentamente, até o elevador, a neta, que já havia vistoriado os aposentos, fez-lhe uma descrição visual de seu pequeno quarto, incluindo as flores na cortina da janela. A senhora sorriu docemente e disse com entusiasmo: Eu adorei! Mas a senhora nem viu o quarto... Observou a enfermeira. Ela não a deixou continuar e acrescentou: A felicidade é algo que você decide antes da hora. Se eu vou gostar do meu quarto ou não, não depende de como os móveis estão arranjados, e sim de como eu os arranjo em minha mente. E eu já me decidi gostar dele... E continuou: é uma decisão que tomo a cada manhã quando acordo. Eu tenho uma escolha, posso passar o dia na cama remoendo as dificuldades que tenho com as partes de meu corpo que não funcionam há muito tempo, ou posso sair da cama e ser grata por mais esse dia. Cada dia é um presente, e meus olhos se abrem para o novo dia das memórias felizes que armazenei... A velhice é como uma conta no banco, minha filha... De onde você só retira o que colocou antes.


..........................................


A lição de uma pessoa idosa e sem a visão dos olhos físicos é de grande profundidade e contém ensinamentos valiosos. E o primeiro deles é que a felicidade é uma decisão pessoal. Depende mais da nossa disposição mental do que das circunstâncias que nos rodeiam. Cada pessoa tem, na intimidade, o potencial de armazenar as belezas que deseja ver em sua tela mental, ainda que ao seu redor a paisagem seja deprimente. Para isso é preciso construir um mundo de felicidade nesse banco de lembranças que Deus ofereceu a cada um de seus filhos. E quando se constrói um mundo de paz e felicidade, portas à dentro da alma, é possível compartilhar essa realidade com aqueles que nos cercam. Assim é que se não temos em nossa vida os enfeites que desejamos, arranjemos tudo isso em nossa mente. É uma forma de ver as coisas com olhar positivo e otimista. Além disso, como toda criação começa na mente, é bem possível que venhamos a concretizar esse sonho alimentado na alma. Se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, pense agora. Comece, sem demora, a depositar felicidade na conta do banco das suas lembranças, para poder resgatar sempre que desejar. Se você abrir a janela, pela manhã, e seus olhos físicos puderem ver apenas paisagens deprimentes, abra as janelas da alma e contemple um jardim em flor. Respire fundo e sinta o perfume de jasmim, de rosas e cravos, ouça o canto dos pássaros que voam, ligeiros, pelo ar. Perceba a brisa acariciando seu rosto, e curta a melodia dos grilos e cigarras que cantam para alegrar suas horas. Decida ser feliz, ainda que seja uma felicidade que só você pode sentir. E lembre-se sempre: a felicidade não depende de como as coisas estão arranjadas, mas de como você as arranja na sua mente.


Equipe de Redação do Momento Espírita, com base na história da Sra. Maurine Jones, contada por Cheri Pape disponível no site: http://www.soberrecovery.com/forums/showthread-9941.html

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Feliz dia dos Namorados!



Quero ter você por perto sentir sua pele, seu afeto fazer-lhe uma carícia morna como a onda quando retorna.
Quero ser na praia, a areia que os seus pés massageia ser o horizonte em cores vivas ser a alegria em sua vida.
Quero ouvir seu coração pulsar quero lhe amar e lhe beijar e me fazer inesquecível tanto quanto me for possível.
Quero ser sua namorada neste e em muitos outros dias visando repartir o que vier ser sua fã, ser sua mulher.
Quero ser sua lembrança quando distante estiver para que volte depressa como eu quero e você quer.
E um dia talvez, lembraremos com carinho e com saudade mas nunca com menos vontade

O Dia dos Namorados!!!
Maria Fernanda Figueiredo
Que seja eterno enquanto dure.
Marco amo cada momento que passo com vc.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Há professores e há educadores.



Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usava batom todos os dias removia o excesso beijando o espelho do banheiro.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as Mesmas marcas de batom.
Chegou a chamar a atenção delas por quase 2 meses, e nada mudou, todos os dias acontecia a mesma coisa….
Um dia o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Depois de uma hora falando, e elas com cara de deboche, o diretor pediu ao zelador “para demonstrar a dificuldade do trabalho”. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho.
Há professores e há educadores.
Obrigada querida Renatinha (Renata Emy), adorei a mensagem...
bjs
Foto: Marco Antonio de Mattos

Tenha sempre bons pensamentos porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras...Tenha boas palavras porque as suas palavras se transformam em suas ações...Tenha boas ações porque as suas ações se transformam em seus hábitos...Tenha bons hábitos porque os seus hábitos se transformam em seus valores..Tenha bons valores porque os seus valores se transformam no seu próprio destino.


domingo, 8 de junho de 2008

Piadas Infantis




O Bom aluno


Anúncio de "precisa-se" colocado em jornal por um menino de dez anos:

"Desejo entrar em contato com homens que tenham terminado o curso primário em 1960 e que tenham conhecido meu pai naquela época. Objetivo: verificar se êle era tão bom aluno como diz."


Boas Maneiras


Joãozinho, argumentava a professora, Suponha que somos convidados para almoçar na casa de um Amigo. Acabado o almoço, o que devemos dizer? Cadê a sobremesa!


O Boletim


O Pai com o boletim na mão, diz para o filho: É uma pena que não dêem nota de coragem.

Você teria nota 10 por trazer isto para casa!



Resposta Original


Joãozinho, pergunta a professora, o que é que acontece quando há eclipse de sol?

Todo mundo sai à rua para ver!


sábado, 7 de junho de 2008

Da Criança ao Homem




Proclamas o bem por base da evolução; todavia, se não tens paciência para comigo, porque eu te aborreça, provavelmente ainda hoje cairei na armadilha do mal, como ave desprevenida no laço do caçador.
*
Em nome de Deus que dizes amar, compadece-te de mim!...
Ajuda-me hoje para que eu te ajude amanhã.
Não te peço o máximo que alguém talvez te venha a solicitar em meu benefício...
Rogo apenas o mínimo do que me podes dar para que eu possa viver e aprender.
* * *
Xavier, Francisco Candido. Da obra: O Espírito da Verdade.Ditado pelo Espírito Meimei.FEB.
* * *
Queridas e queridos vou me policiar mais antes de perder a paciência com os meus.
Beijos

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Tânia Defensora: Hoje é niver do blog






Estou muito feliz por vc, a blogosfera está em festa!!!!

MEME

Ganhei esse meme da querida amiga Jeanne do blog conscienciaevida, adorei com sempre... adoro ganhar mimos.





Repasso para:


Cristiane do blog todoyda.blogspot.com ,
ATIVIDADE PROFISSIONAL: Educadora;
OUTRAS ATIVIDADES: São tantas.... vamos lá. Evangelizadora, Esd (estudo da doutrina dos espiritos), 12 passos (CODA CO-DEPENDENTES ANONIMOS), blogueira, namoradeira;
ESTRANHISSE: Não consigo dormir sem outra pessoa na cama;
PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES: Minha familia, meu trabalho, meus sonhos;
QUALIDADES PARADOXAIS: Falar demais;
PONTOS VULNERÁVEIS: perfeicionista;
ÓDIOS INCONFESSOS: Só por hoje não tenho;
PANACÉIAS CASEIRAS: Acho que não tenho;
SUPERTIÇÕES INVENCÍVEIS: Nenhuma;
TENTAÇÕES IRRESISTÍVEIS: Arroz;
MEDOS ABSURDOS: De morrer;
ORGULHO SECRETO: Segredo.

Grata Jeanne.



terça-feira, 3 de junho de 2008

Ganhei mais um presente.



Pensa em alguém que adora a ganhar presentes, pensou? Pois é, esse alguém sou eu...Fico igual uma criança.... Ganhei esse presente da minha querida amiga/irmã/ tudo de bom Tânia do blog taniadefensora.blogspot.com . Querida muito obrigada! Amo muito seus presentes.



Esse prêmio vem com algumas regras:


1) Indicar 5 blogs que você considera merecedor desse prêmio pela sua criatividade, estilo, material interessante, e também por contribuir com a comunidade blogueira, não importa em que língua esteja.
2) Cada prêmio deve conter o nome do autor e também o link de seu blog para que ele seja visitado por todos.
3) Cada premiado tem que mostrar o prêmio e colocar o nome e o Link do blog que lhe ofertou o prêmio.
4) Tanto o premiado quanto que deu o prêmio tem que mostrar o link do blog “Arte y Pico” para que todos saber da origem desse prêmio.



Quero repassar o mimo para:








Bjs no lindo coração de cada um de vcs,

Um bem grande no coração da Tânia.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Projetos buscam a paz.


O ComSeTran ( Comitê de Segurança no Trânsito ) tem um projeto especial de acompanhamento às pessoas acidentadas no trânsito. A pessoa que sofre um acidente tem sua vida mudada radicalmente. Ela perde o emprego, pode ficar imobilizada e se sentindo mal quieto ali na sua casa, precisa comprar remédios, enfim, é necessário todo um acompanhamento, ajudando de todas formas possíveis...", explica Finholdt.
Outro projeto do ComSeTran é o "Eu respeito a Faixa", no qual voluntários fazem teatro nas ruas, para despertar nos pedestres a segurança que a faixa proporciona aos pedestres e no motorista a importância do respeito ao limite da faixa. Há também o "Amigo da Vez", em parceria com a SESTTRAN, onde fiscais e voluntários percorrem os bares da cidade e abordam cada mesa. "O objetivo é fazer com que em cada grupo de amigos, um deles não beba para levar os outros para casa", explica Finholdt. "Este projeto é dedicado principalmente aos jovens, que precisam se conscientizar que o trânsito impõe limites. Limites do álcool e da velocidade. O maior número de mortes no trânsito é de pessoas que têm de 18 à 25 anos", afirma Vanilda.
O pessoal da SESTTRAN também é frequentemente convidado à ministrar palestras em em-presas, durante as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPATs, uma vez que se o funcionário se acidentar a caminho do serviço, a empresa é responsável.Há também aulas educativas para motoristas infratores. Quem cometer uma infração leve ou média tem a chance de torcar a multa e os pontos que seriam perdidos na Carteira Naciondal de Habiliação por uma aula, onde acontece um bate papo informal, um momento de reflexão.As crianças e os deficientes também recebem atenção. "Te-mos um semáforo es-pecial para deficientes visuais na Avenida Odilon Fernandes, e vamos fazer uma nova experiência. Vamos percorrer as ruas da cidade para cobrar dos motoristas que "esqueceram" que os rebaixamentos de calçada são para os deficients físicos," explica Vanilda.No pátio do ComSeTran, está instalada a Transitolândia. "Trazemos as crianças e depois de uma aula ao ar livre, elas passeiam pela mini-cidade onde temos vários sinais de trânsito. Neste ano já passaram mais de mil crianças por aqui", diz Finholdt.
Mas Finholdt lem-bra: "Não adianta nada nós trabalharmos, o governo, a polícia , se cada um não fizer sua parte".De 18 à 25 de setembro acontece em todo o Brasil a Semana Nacional do Trânsito. O último dia é o Dia Mundial do Trânsito. É determinado por lei que cada cidade deve desenvolver atividades educativas nesta semana. As entidades de cada cidade escolhem a forma mais adequada de trabalhar nesta data. A única exigência é que seja de acordo com o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito, ConTran, que muda à cada ano. Nesta ano, o tema já foi escolhido: não falar ao celular enquanto estiver dirigindo. Finholdt aprovou: "Não consigo entender porque os motoristas, quando o celular toca, têm tanta pressa em atender. Será que é medo da bateria acabar? Porque não encostam mais à frente e então atendem?", questiona.As atividades já estão programadas. "Teremos teatro com fantasias de semáforo, placas, morte...temos que dar um destaque especial para a morte", diz Vanilda. "Se eu te mostrar uma pombinha ali, você vai ver mas logo esquece. Mas se eu mostar uma simulação de morte por causa do celular, você já vai prestar mais atenção. Infelizmente, o homem só dá atenção se tiver morte relacionada. Parece que tem que ver sangue para aprender", lamenta ela.

Infância




A infância é o sorriso da existência no horizonte da vida.
Representa esperança que o pessimismo não pode modificar. É mensagem de amor para o cansaço no refúgio do desencantamento, a fulgir no sacrário da oportunidade nova.
É experiência em começo que nos compete orientar e conduzir.
É luz a agigantar-se aguardando o azeite do nosso desvelo.
É sinfonia em preparação... nota solitária que o Músico Divino utilizará na sucessão dos dias para a grande mensagem ao mundo conturbado.
Atendamos o infante oferecendo, à manhã da vida, a promessa de um futuro seguro.
Nem a energia improdutiva;
nem o caminho pernicioso;
nem a assistência socorrista prejudicial às fontes do valor pessoal;
nem a negligência em nome da confiança no Pai de todos;
nem a vigilância que deprime;
nem o arsenal de descuidos em respeito falso ao futuro homem ...
Mas, acima de tudo, comedimento de atitudes com manancial farto de recursos pessoais e exemplos fecundos, porquanto as bases do futuro encontram-se na criança de hoje, tanto quanto o fruto do porvir dormita na flor perfumada de agora.
Cuidemos do infante, oferecendo o carinho fraterno dos nossos recursos, confiados de que, um dia seremos convidados a oferecer ao Pai Misericordioso o resultado da nossa atuação junto àquele cuja guarda esteve aos cuidados do nosso coração.

Autor: Bezerra de Menezes Psicografia de Divaldo Franco. Da obra: Compromissos Iluminativos

domingo, 1 de junho de 2008

EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA


Atualmente vivemos tempos de grande preocupação com os jovens. São mais de 36.000 adolescentes entre 12 e 16 anos grávidas no Brasil. O maior problema que enfrentamos para evitar a gravidez de adolescentes é a falta de conscientização dos educadores (pais e escola) sobre a necessidade de promover a educação sexual preventiva em massa no meio educacional.
Quando falamos em "educação sexual", esbarramos com preconceitos terríveis por parte de muitas pessoas. Por total desconhecimento do assunto, pensam que, se ela for implantada na escola, seus filhos e alunos iniciarão a vida sexual precocemente.
O que muita gente não sabe é que, quando implantamos a educação sexual em uma escola, a tendência é o jovem sanar suas dúvidas e conseqüentemente não sair afoitamente à procura de qualquer experiência sexual para saber como é e tirar suas dúvidas.
A grande parte dos jovens recebe estímulos de seu grupo para realizar logo atos sexuais e, pior que isso, é informada por outros adolescentes um pouco mais velhos que também receberam péssimas orientações. Estes são, na sua grande maioria, supervalorizados pelo grupo por serem considerados "cabeças abertas".
Conversar de forma séria sobre assuntos sexuais em geral tende a baixar a ansiedade dos jovens, que naturalmente são muito curiosos e desejam viver suas experiências o mais rápido possível. Afinal, a adolescência é um período de descobertas.
Sem a orientação correta, a atitude dos adolescentes não poderia ser diferente da que predomina à sua volta. Para entender isso, basta ver esta regra básica da psicologia: todos seguimos modelos e, se os modelos que temos não são lá essas coisas, como poderíamos ser diferentes?
A conduta dos adolescentes é fácil de entender quando se está no meio de um grupo em que é muito vergonhoso ser virgem, em que a menina que ainda não teve sua primeira experiência sexual é considerada quadrada, antiga, problemática, mesmo que só tenha 14, 15 anos de idade. Num grupo em que os pais não receberam orientação sexual e não têm tempo para educar seus filhos, pois estão ocupados demais com seu trabalho e, quando chegam em casa, não querem lidar com aquele adolescente cheio de dúvidas e questionamentos sobre diversos assuntos, principalmente sobre sexo, ou então não sabem como proceder.
Nós, pais, educadores e diretores, temos de entender que estamos vivendo numa época de excesso de estímulo sexual e em que a mídia promove um certo incentivo para o ato sexual sem dar a mínima noção de segurança. Vivemos num tempo de confusão, pois estamos misturando a palavra liberdade sexual com libertinagem sexual. Não adianta esconder, não informar, fingir que o sexo não existe. Ele está aí para quem quiser experimentá-lo. Não cabe a mim nem a ninguém proibi-lo. Não adiantaria nada proibir, pois os adolescentes fariam sexo às escondidas. Não foi assim com quase todos nós?
Temos de, simplesmente, criar mecanismos para orientar melhor nossa equipe de trabalho e fazer com que as informações pertinentes à sexualidade sejam discutidas para que falar de sexo torne-se algo natural e o adolescente não tenha vergonha de sanar suas dúvidas ou de procurar seus pais, professores e educadores a fim de receber ajuda nessa fase tão complexa de sua vida e em que há descobertas de valores que vão determinar para todo o sempre uma vida de prazer ou de desprazer.
Atualmente, pesquisas revelam que mais de 50% das mulheres têm problemas sexuais, que começaram, no caso da maioria delas, na adolescência. Esses problemas, muitas vezes bastante graves, são geralmente decorrentes da total falta de apoio no período das descobertas sexuais.
A repressão sexual na sociedade, nas famílias, nos colégios é um dos fatores mais fortes da falta de prazer feminino e da disfunção erétil masculina na fase adulta. Se não começarmos agora a mudar a nossa filosofia educacional no que diz respeito à sexualidade, certamente teremos no futuro um mundo com adultos cheios de problemas.
Estamos muito avançados no que diz respeito à tecnologia, mas no que se refere à sexualidade ainda vivemos na Idade da Pedra. Não sabemos responder à grande maioria das perguntas sobre sexo, não sabemos o que fazer com nossos filhos quando entram na fase da descoberta da sexualidade e ainda assim observamos um grande "frisson" quando se promove uma palestra sobre sexo. É sinal de que algo não vai bem!

Charles Rojtenberg é psicólogo

Precisamos fazer nossa parte ou melhor eu enquanto educadora tenho que fazer a minha , nós sabemos que hoje no Brasil a educação sexual infelizmente é só um tema transversal, eu defendo que se torne parte do currículo escolar e que seja obrigado a ser trabalhado em todas as Escolas. Enquanto isso não acontece, vamos fazer cada um a sua parte, Pais, Instituições de Ensino, Religião, comunidade e nossos representantes em Brasília.

Maria Fernanda Figueiredo