sexta-feira, 4 de abril de 2008

Homem fumam e bebem mais que mulheres no Brasil




Em 2007, 16,4% dos brasileiros com 18 anos ou mais eram fumantes e 17,5% tinham consumido no último mês mais de quatro ou cinco doses de bebida alcoólica em uma mesma ocasião. Os números são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde.
» 83% dos alunos da 8ª série em SP bebem» Aumenta número de mulheres que fumam» Cada vez menos americanos fumam
As capitais onde há maior incidência de fumantes são Porto Alegre (21,7%) e Florianópolis (20,2%). Em Salvador, está o menor percentual de fumantes, com 11,5%. Em todo o país, a prevalência de adeptos do cigarro é maior entre os homens (20,9%) do que entre as mulheres (12,6%).
Os homens também costumam consumir mais bebida alcoólica que as mulheres, segundo a pesquisa. Entre os entrevistados do sexo masculino, 27,2% disseram ter bebido mais de cinco doses em uma única ocasião. Entre as mulheres, o percentual foi de 9,3% e, para elas, o número limite de doses é quatro. Considera-se como dose uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado.
A maior freqüência de consumo abusivo de álcool foi registrada em São Luís, onde 23,1% dos entrevistados admitiram ter ultrapassado o limite. O menor registro foi em São Paulo: 13,4%. A maior incidência entre as faixas etárias pesquisadas foi de 18 a 24 anos de idade, com 23%.
Entre 2006 e 2007, o percentual de indivíduos que consumiam bebidas alcoólicas abusivamente passou de 16,1% para 17,5%.
A pesquisa registrou também que a mistura entre álcool e direção esteve presente na realidade de 2% dos entrevistados. Esse foi o percentual de pessoas que disseram que costumam dirigir veículos motorizados após o consumo de mais que quatro ou cinco doses de bebida alcoólica. A incidência é maior entre os homens: 4%, enquanto 0,3% das mulheres admitiram ter dirigido depois de beber.
O Vigitel é feito por meio de entrevistas telefônicas realizadas por amostras em todos os estados brasileiros. Em 2007, foram feitas 54.251 entrevistas, entre julho e dezembro. O estudo é feito anualmente, desde 2006, com adultos maiores de 18 anos.


Nenhum comentário: