sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Saindo uma aula quentinha..... "O Tema combina com uma sexta-feira "

Métodos anticoncepcionais

Objetivos

1) Diferenciar métodos anticoncepcionais;
2) Analisar as vantagens e desvantagens dos métodos anticoncepcionais.

Comentário introdutório

Há uma variedade de métodos anticoncepcionais - e para a escolha e sua melhor utilização é importante que se tenha o conhecimento necessário. Alguns são denominados de métodos contraceptivos naturais, como a tabelinha e o coito interrompido, por exemplo. Enquanto outros são artificiais, como a camisinha (masculina e feminina), o DIU (dispositivo intra-uterino), o diafragma, a pílula, o gel ou creme espermicida, etc.
Ao escolher um método anticoncepcional, é necessário que se realize uma consulta a um(a) médico(a) ginecologista, a fim de se receber orientações mais específicas.

Estratégias

1) Após ter discutido e ministrado aulas sobre a temática relacionada à sexualidade humana, o professor deverá introduzir o tema dos métodos anticoncepcionais.

2) Deverá listar, na lousa, os métodos anticoncepcionais conhecidos pelos alunos.

3) Em seguida, os alunos deverão formar duplas ou trios, a fim de que escolham três métodos que gostariam de pesquisar, aprofundando assim seus estudos.

4) Para elucidar os caminhos da pesquisa, deverá haver uma conversa informal sobre os métodos e quem os utiliza (homem ou mulher), como se utiliza e com que objetivo (prevenir gravidez e/ ou doenças sexualmente transmissíveis - DSTs).

5) O professor deverá trazer diferentes materiais para que os alunos pesquisem sobre os métodos escolhidos. Os materiais deverão contemplar os itens: história; utilização; objetivos; vantagens; desvantagens; e Imagens.

6) Os alunos deverão produzir um texto, explicando sobre as informações pesquisadas, a fim de, futuramente, realizarem um "confronto de informações" com os colegas da sala.

7) Os alunos deverão estar dispostos em círculo para iniciarem a troca de informações, analisando se os dados pesquisados são discrepantes ou não.

8) O professor deverá sintetizar as informações, anotando em tópicos, na lousa.

Sugestão

1) O professor deverá ficar atento quanto à escolha dos métodos anticoncepcionais pelas duplas ou trios, para que vários não fiquem com os mesmos assuntos.

2) A pesquisa também poderá ser realizada pelos alunos usando a internet e outras fontes de consulta, analisando assim a diferença entre os dados e verificando quais fontes são confiáveis em relação às informações observadas.

3) O professor poderá solicitar em postos de saúde e/ou a um ginecologista alguns dispositivos ou substâncias utilizados como métodos anticoncepcionais, a fim de que possam ser observados e manipulados pelos alunos.

4) O professor poderá entregar um texto com todas as informações necessárias aos alunos, para que possa ser uma fonte de estudo e/ou objeto de um possível instrumento avaliativo.

*Cristina Faganeli Braun Seixas é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)

2 comentários:

Renata Emy disse...

Ôh minha querida,

Desculpa!

Não tenho visitado ngm...

Tô na correria de projetos (serviço) e preparativos pré-natal (shoppings, compras, viagem e outras coisinhas...)

Mas não te esquecí não viu?

Brigadinha pelos comments!

Beijos

Maria Fernanda disse...

Renatinha como vc é chique no ultimo...
bjs