terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Educação atrás das grades.



Quando entrei em algumas escolas senti a mesma energia de quando fui ao presídio Pascoal Ramos, muros e grades que sufocam qualquer um. Os professores como os carcerários, fazendo de tudo para agradar os alunos em troca de segurança dentro daquele recinto “escolar”, e os alunos como os recuperandos, alguns conscientes dos seus atos outros a mercê desta realidade, o diretor dentro de uma sala com medo dos alunos, feito um antigo administrador de presídio que conheci que tinha um medo terrível de caminhar por dentro da instituição que dirigia.
Assim vai a educação no nosso Estado. O secretário de Educação podia ser o mesmo de Segurança Pública ou vice-versa, pois não tem diferença entre presídios e escolas estaduais. A administração deve ser a mesma, não é por nada que o secretário de Segurança Pública já tinha sido indicado pelo governador para ser secretário de Educação.
Professores, ou melhor, dizendo educadores, gente! Não damos nada do que não temos, como vamos esperar da maioria dos professores reação a essa doença crônica que alastrou na educação, se nós não estamos preparados para isso, nem se quer temos um sindicato paritário para defender nossos direitos, pois estamos cansados de saber que o nosso sindicato e ligado a um partido político.
Na opinião do professor universitário, Roberto Boaventura(Artigo - A Gazeta do dia 23 de junho de 2007), “ninguém nasce marginal, eles são fabricados por uma sociedade como esta”.

Maria Fernanda Figueiredo
Pedagoga

6 comentários:

|Renata_Emy| disse...

Heyyyyyyyyyyy!!!

Vc tá puxando mto o saco do Oscar!!!

Tb quero meu selinho na área VIP!

Humpf! =X

Beijos

Tânia Defensora disse...

Oi Fê!
Ficou lindo! Super CLEAN.
Vou linká-lo no meu.
Beijos

Maria Fernanda disse...

Querida Renatinha... adoro vc tb... não sei colocar selo... me ensina...
bjs brigaduuuuu pelo comentário.

Querida Tânia, muto obrigada.
bjs

|Renata_Emy| disse...

Oscar não te ensinou é? hehe...

Bom, vc vai em meu blog, lah tem a caixinha do html em baixo do meu selinho logo que vc passa o mouse em cima ele seleciona automaticamente, copia... Aí em seu blog (devidamente logada), vc clica no lápis (editar) que fica na área VIP, vai abrir uma cx, lah ja tem os codigos html dos selinhos do oscar, vc cola o meu e salva! Tchanan! Selinho da Renatinha no blogger!!! ^^

Se vc não conseguir me manda um mail que te ensino, ok?

Bjus

Maria Fernanda disse...

Obrigada Renatinha.... vou tentar.
bjs

Cristiane A. Fetter disse...

É Maria Fernanda, infelizmente muito trabalho tem que ser feito, mas o legal é saber que existem pessoas como você, com essa consciência e com vontade de colocar a mão na massa.
Abraços