terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Renovando Atitudes

"...O egoísmo é, pois, o objetivo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem; digo coragem porque é preciso mais coragem para vencer a si mesmo do que para vencer os outros..."
(Cap. XI, item 11.)


Muitos sábios já diziam que para atingirmos a espiritualidade é preciso nos despojarmos do "egoísmo", o terrível adversário do progresso espiritual.
É realmente a ilusão de satisfazermos os nossos próprios interesses em detrimento dos interesses dos outros que caracteriza o estado de egoísmo, um conjunto enorme de ilusões, que nos tira do senso de realidade e de uma compreensão mais acurada de tudo e de todos.
"Não devo ser contrariada", "Preciso controlar os outros", "Sou dona da verdade", Nunca poderia ter acontecido comigo" são atitudes ilusórias herdadas por nós de crenças prepotentes, ou seja, do "culto ao eu".
"O egoísmo e o orgulho têm a sua fonte num sentimento natural: o instinto de conservação. Todos os instintos têm sua razão de ser e sua utilidade, porque Deus nada pode fazer de inútil."
Com a simples presença no lar de um segundo filho do casal, é perceptível em quase todas as crianças a necessidade exclusivista de atenção dos pais em torno delas, como centro de tudo. É natural e compreensível o aparecimento do impulso egoísta. O medo de perder suas satisfações, cuidados e compensações, o leva a usar o seu instinto de conservação, a fim de conservar o carinho, o afago e o amor, antes somente voltados para ela, e agora divididos com o novo irmão.
O denominado ciúmes ou egocentrismo infantil não poderá ser considerado anormal, desde que não tome proporções alarmantes. É uma reação natural diante de situações verdadeiras ou imaginadas, de perda de afeto, podendo existir sutilmente disfarçada ou claramente demonstrada.

"..Esse sentimento, encerrado em seus justos limites, é bom em si; é o exagero que o torna mau e pernicioso..."

Dessa forma, entendermos que o egoísmo, esse agrupamento de ilusões de supremacia, existirá por determinado período de tempo nas criaturas, até que elas consigam se conscientizar de que a atitude de "lavar as mãos", de Pôncio Pilatos, isto é, consideração excessiva aos seus interesses pessoais, agindo arbitrariamente, trará sempre desilusões e obstrução na percepção do mundo em que vivemos. Já o exemplo do Cristo nos transfere a uma ampla realidade de que o amor é a única força capaz de nos trazer lucidez e equilíbrio no relacionamento conosco e com os outros.
Eis o antídoto contra o egoísmo: "Não fazer aos outros o que não gostaríamos que os outros nos fizessem".


Índice das citações de "O Evangelho Segundo o Espiritismo"
Livro: Renovando Atitudes (pesquisado)
Autor: Francisco do Espírito Santo Neto
Ditado pelo espírito: Hammed


3 comentários:

Tânia Defensora disse...

Oi Fernanda!
O egoísmo é a maior ferida da humanidade. Mas como espíritas que somos devemos amar e perdoar os nossos irmãos egoístas. Nós também temos atitudes egoístas e orgulhosas às vezes, portanto, o amor e o perdão é o melhor remédio.

Maria Fernanda disse...

Sim, eu tenho que me amar e perdoar todos os dias, pois sou muito egoísta.

Anônimo disse...

necessario verificar:)