sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

As Grandes Mulheres.


Nasceu em 1821 na cidade de Laguna, seu nome era Ana Maria de Jesus Ribeiro, viveu na primeira metade do século 19. Ela com cerca de 14 e 15 anos se casou com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, mas foi um grande em de sua vida. Três anos depois de seu casamento, ela conheceu o seu novo amor Giuseppe Garibaldi, ela com 18 e ele 32 anos, foi ele quem colocou em Ana o apelido de Anita.
Anita era uma mulher guerreira e valente. Ela deixou sua vida sem graça e sem motivos, para se tornar uma das mais importantes na história do Brasil.
Anita em 1839, após se unir a Garibaldi, foi em uma disputa entre imperialistas e farrapos, e Anita liderou uma luta muito importante. A luta foi de 120 dias entre imperialistas e farrapos. Em um momento da guerra, Garibaldi viu que estava perdendo e para melhor segurança, mandou Anita seguir para as terras, pediu que procurasse reforços e ficasse no continente. Como não conseguiu ajuda, Anita voltou. Suas tropas venceram, e o casal então partiu.
Algum tempo depois, Anita mostra mais uma vez a sua coragem, houve outra disputa, e ela desta vez foi responsável de comandar o transporte de munições. Anita foi presa, mas aproveitou a primeira chance que teve para escapar e não perdeu tempo e mesmo estando grávida, segurou forte a crina do cavalo, atravessou o Rio Canoas e se escondeu em uma mata durante oito dias e só depois desse tempo reencontrou o seu amor. Anita deu à luz a Domenico Menotti. Acuados foram para Montevidéu, no Uruguai, estando lá resolveram se casar na igreja, e tiveram três outros filhos: Rosita, Teresita e Ricciotti. Anita resolveu deixar as lutas, pouco depois a morte de Rosita, aos dois anos de idade, abalou a família, mas o lado de guerreira falou mais alto, ela foi participar da defesa de Montividéu, sendo enfermeira.
O casal resolveu se dividir, ela foi pra a França, enquanto o marido ficou no Uruguai. Giuseppe viajou para a Europa no ano seguinte.
Giuseppe foi para a Roma e Anita foi ao encontro do seu esposo, pois ele comandava a resistência de Roma. Logo com a tomada da cidade pelos franceses, o casal decidiu fugir. Anita estava grávida e mesmo assim ela permaneceu ao lado do seu marido, durante a fuga, Anita ficou doente de forma que nem conseguia andar, então, no dia 4 de agosto de 1849, a grande heroína veio a falecer estando grávida no sexto mês de gestação, do quinto filho. A escritora e médica Yvonne Capuano acredita que ela tenha sido vítima de leucemia.

Hoje estava assistindo um programa, onde relatavam a vida desta grande mulher, me emocionei e senti na sua história um pouco da história de muitas mulheres guerreiras e sonhadoras, mulheres que lutaram como Anita Garibaldi, Olga Benário, Chica da Silva, Maria Taquara, Zulmira Canavarros, Dunga Rodrigues e outras tantas.... que abrilhantaram a nossa história e nos dão força para continuar essa luta.

Maria Fernanda Figueiredo



2 comentários:

Tânia Defensora disse...

Oi Fernanda!
Belíssimo post.
História que desconhecemos ou que muitas vezes são deturpadas pelas minis séries da TV, interessada unicamente em angariar telespectadores e não em retratar a dura realidade vivida por figuras importantes como Anita.
Beijos

Maria Fernanda disse...

Obrigada Tânia.
bjs